Carregando...
Gostaria de entrar em contato? Utilize os telefones ao lado
Entre em Contato
Gostaria de entrar em contato?
Utilize os telefones ao lado

Voltar

Taxa de juros x apetite de compra.

Background post

Na prática, o que influencia a redução da taxa de juros para o mercado imobiliário.

Dois motivos: a redução de dividendos recebidos do mercado financeiro e a possibilidade da redução das parcelas. 

Quem tem dinheiro aplicado não recebe tanto com a taxa de juros menor, e busca outras formas de aumentar a rentabilidade. O mercado imobiliário pode ser o caminho escolhido, recebendo investimentos na indústria da construção imobiliária ou adquirindo unidades. 

E quem não tem dinheiro gerando dividendos? Para este grupo que é a grande maioria, a esperança se reflete na redução das parcelas e facilidades de adequação orçamentária. 

A redução das parcelas não é perceptível a curto prazo, os bancos aplicam taxas prefixadas que não flutuam na oscilação dos juros a longo prazo. Durante o pagamento do financiamento, o mutuário passará por oscilações nas taxas de juros e poderá renegociar as taxas contratadas ou fazer portabilidade para outro banco. 

O financiamento imobiliário é o crédito mais barato atualmente, e os bancos não têm margem para redução, seja pela inadimplência ou pela falta de dinheiro para emprestar, pois existem linhas mais rentáveis como por exemplo o crédito rotativo. 

Fiz uma simulação para adquirir um imovel novo, em outubro de 2023 a taxa efetiva está em 10% por ano, há pouco tempo atrás, chegou em 7%, uma diferença enorme para um financiamento de longo prazo. 

Mas juros baixos, vende-se mais? depende, o preço dos imóveis está elevado e a renda não acompanhou. Os preços dos imóveis não cabem no bolso dos brasileiros. 

Com investidores tirando a grana dos bancos e aplicando na construção e aquisição de lotes, num futuro próximo teremos um grande número de lançamentos que balizarão o preço do m², mais oportunidades de aquisição e movimentando o mercado de usados. A clássica Lei da oferta e procura. Na maioria dos casos, para adquirir um lançamento ou outro imovel, é preciso vender o usado e financiar o restante.

Existem várias opções de crédito, permutas, consórcios e investimento em aluguéis. 

Baixar juros sempre foi bom para o mercado imobiliário, mas o mercado imobiliário é muito sólido e se auto regula. Bora vender!

Deixe o seu comentário