Carregando...
Gostaria de entrar em contato? Utilize os telefones ao lado
Entre em Contato
Gostaria de entrar em contato?
Utilize os telefones ao lado

Voltar

Tipos de reparos imobiliários.

Background post

Todo imóvel precisa de atenção, pois semanalmente acontecem pequenos estragos que podem ser de simples a graves e que não podem ser protelados, necessitando de assistência imediata.

Os reparos são qualificados em simples, complexos, emergenciais e casos fortuitos. Abaixo iremos explicar cada um deles.  

Devemos levar em conta que os imóveis envelhecem e com ele todos os materiais empregados na construção precisam de uma renovação ou manutenção. 

Os materiais empregados estão cada vez mais frágeis e com pouca durabilidade, exigindo cada vez mais intervenções. 

É aconselhável manter uma gaveta com algumas ferramentas para que nós mesmos façamos pequenos reparos. Tomar sempre muito cuidado e se complicar devemos chamar um prestador de serviço indicado pelo prédio, pela imobiliária ou por aplicativos. Neste kit básico de ferramentas devemos ter, chaves de fenda de dois tamanhos, chave philips, alicate, fita isolante, veda rosca, tomada testador de voltagem, alguns parafusos. Também é bom manter algumas lâmpadas, cap (tampão) para encanamento, cola super bonder e durepox. 

A grande maioria dos reparos são simples, não incomodam e não apresentam riscos à nossa saúde. 

Reparos simples acontecem a todo momento e conseguimos conviver, e geralmente são baratos e resolvidos facilmente com calma pelos moradores sem necessidade de autorização da imobiliária. 

A título de exemplo podemos relacionar, fechadura enroscando, torneira pingando, pouca pressão na tubulação, chuveiro com resistência queimada, sifão pingando, mau cheiro nos ralos, pequenos entupimentos, janelas desreguladas, controle remoto intermitente, etc. Eles não são urgentes e a curto prazo não danificam nem causam prejuízos. Todo pequeno reparo que seja ignorado pode ocasionar um grande dano ou prejuízo futuro. É preciso resolver ou assumir a negligência. 

Os reparos complexos podem ser urgentes, mas é aceitável um tempo de planejamento, autorizações e agendamentos. São complexos devido ao grau de dificuldade ou custo envolvido. É importante que este tipo de reparos seja comunicado o mais breve possível para não aumentar ou agravar a situação. Também é complexo pois alguns casos são realizados dentro do imóvel, atrapalhando a rotina do morador. São eles os encanamentos internos, a troca da fiação, telhados comprometidos, troca da caixa d ‘água. 

Os emergenciais são os que precisam ser estancados imediatamente para uma posterior resolução com o devido planejamento. São situações que apresentam riscos à saúde e aos bens. O morador deve estar atento e proceder o estancamento. Sempre conhecer a rede de gás, energia e água. O estancamento acontece nessas centrais com o bloqueio temporário até a solução definitiva. Ao viajar, orienta-se desligar o gás e água, bem como deixar as chaves com alguém próximo. 

Como exemplo o vazamento de gás, de água, curtos, choques, etc, todos casos devemos estancar imediatamente de forma paliativa até que um profissional resolva por definitivo a questão. Em caso de imobiliária, orienta-se chamar a assistência 24 horas da seguradora para dar o primeiro atendimento. Tenha em mãos o número da sua assistência. Precisando ligue 4003-2532.

Os casos fortuitos e de força maior são eventos imprevisíveis alheios à vontade das partes, independente do estado de conservação ou materiais empregados. São eventos da natureza que podem causar danos às estruturas, destelhamentos, alagamentos e inundações. 

Algumas regiões são mais afetadas, porém todo imóvel pode ser atingido. Nas locações da Sallvi existem coberturas para alguns desses danos, tanto para o proprietário quanto para o inquilino. Ao ser afetado por este tipo de evento, comunicar imediatamente a imobiliária para abertura do SINISTRO.

De maneira geral, em situações de reparos, algumas vezes o diagnóstico é difícil e realizado de forma errada. O prestador de serviço subestima ou valoriza o problema. É preciso ficar atento, pois muitos realizam orçamentos exorbitantes, de peças ou mão de obra desnecessários. 

Para evitar isso, escolha profissionais de confiança que já fizeram serviço para você ou para seus amigos. Para tirar a dúvida, faça ao menos dois orçamentos diagnósticos e acompanhe o profissional em sua casa, nunca confiando em um orçamento realizado por telefone ou whatsapp sem a devida averiguação do fato.

Fundamental solicitar garantia do serviço realizado e se possível fazer um contrato de empreitada com o prestador escolhido, pois ajuda a resolver qualquer divergência, como falha na execução, cumprimento da garantia, prazo excedido dentre inúmeros problemas que possam ocorrer. Nunca devemos pagar antes ou no início da obra, apenas limitar um pequeno adiantamento para aquisição de materiais. Os prestadores de serviço bem estruturados não pedem nada adiantado. 

A Sallvi possui um setor especial de reparos, e estamos acostumados com todas as questões pertinentes à manutenção de imóveis. 

Dicas extras: 

– Limpar calhas: grande causador de alagamento em telhados;

– Limpar caixa de gordura: grande causadora de entupimento na rede;

– Não jogar papel e outros objetos no vaso sanitário, nossa rede não está preparada, vai entupir.

– Evitar utilização de T ou adaptadores nas tomadas para não sobrecarregar a fiação.

E ai, tem dúvidas, fale com a equipe da Sallvi.

→ Este texto foi escrito por Lisandro Salvi e não pode ser reproduzido sem citar a fonte.

Deixe o seu comentário