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Como ajudar um imóvel antigo a vencer a timidez

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A menos que seja uma exceção mobiliada e equipada, um imóvel anunciado para venda é somente uma embalagem. O comprador precisa dar asas à imaginação para visualizar um conteúdo que ainda não existe e, mentalmente, transformar essa embalagem vazia em um local ocupado por moradores felizes.

Parece simples, mas esse exercício é difícil para muita gente. Bem por isso, as construtoras investem pesado em decorados com ambientes charmosos que facilitam a venda, talvez até para alguém que nem terá orçamento para bancar algo parecido. Mas mesmo unidades novas não decoradas atraem mais que um espaço que está precisando de um belo tapa no visual.

Acontece que existe um estoque de imóveis antigos à venda, muitos mais bem localizados, amplos, arejados e mais baratos do que vários lançamentos. Só que todos exigem um esforço do investidor ou futuro morador para ver além da falta de conservação, dos acabamentos antiquados, cozinhas e banheiros feios e marcenaria fora de moda.

A aceitação de imóveis antigos só vai melhorar se os proprietários investirem em modernização, substituindo ou melhorando itens que podem desvalorizar, atrasar ou inviabilizar uma venda. Afinal, nem é natural esperar que o objeto do desejo de um comprador seja um local vazio, frio, empoeirado, mal pintado, talvez ainda ocupado pelos donos ou inquilinos com seus móveis e utensílios velhos, em um cenário nada convidativo a uma decisão de compra.

Mas vale a pena fazer essa aposta? Com base na experiência da Imobiliária Sallvi, a resposta é “sim”. Casas e apartamentos renovados – mesmo que só parcialmente – têm procura muito maior e vendem mais rápido e acima do preço médio, pois o interessado enxerga valor na modernização. Dá para dizer, sem medo de errar, que benfeitorias bem planejadas funcionam muito melhor do que qualquer campanha de marketing.

Apesar do mercado aquecido, com um pouco de tempo e paciência, é possível encontrar o produto ideal, por um preço de aquisição que deixe margem para reforma e lucro. Nesse processo, a Sallvi têm ajudado clientes a buscar propriedades de interesse, pesquisar o histórico de cada uma delas, confirmar se valor do m² está adequado à localização e se a taxa de condomínio é compatível como o padrão do imóvel. Além disso, a Sallvi trabalha com estatísticas do setor para embasar a negociação da proposta de compra e, no caso de aquisição por investidor, também esclarece quais características podem atrair ou afastar os vários perfis de futuros moradores, estima o potencial de preço pós melhorias e as chances de revenda ou locação após a conclusão do projeto.

Gostou da ideia e está disposto a investir em um imóvel desatualizado? Então chegou a hora de superar a barreira mental descrita acima. Mas quem pode ajudar se este é um momento em que um arquiteto não é essencial, porém ainda é muito cedo para pensar em como o local poderá ficar depois de pronto, lindamente decorado por um designer de interiores?

Esta é a área de expertise da 87% Análise de Espaços para quem cada projeto é um quebra-cabeça onde todas as peças precisam se encaixar. No exemplo mais recente, o investidor tinha quatro estúdios em vista. A 87% fez um estudo rápido e abrangente de cada um deles e sugeriu diversos esboços de layout em 3D. Com essa visão mais concreta não do que os apartamentos eram, mas do que poderiam vir a ser, o cliente optou por um deles levando em conta seu orçamento, disposição para obras e intenção de encomendar marcenaria planejada ou adquirir móveis prontos.

Ao fim de uma reforma onde cada centavo e centímetro importavam, a 87% também ajudou a preparar o local com itens de decoração para que as fotos e vídeo do anúncio dessem uma noção mais clara da funcionalidade e conforto. O texto de divulgação e a planta baixa com medidas também tiveram o toque 87%, tudo para ajudar o eventual interessado a “se ver” morando naquele espaço.

Do lado financeiro, com orçamentos sensatos e trabalhando em parceria com engenheiro, marceneiro e outros prestadores de confiança, obras recentes da 87% assessoradas pela Sallvi chegaram a resultar em aumento de 40% no valor de locação. Na venda, o potencial de margem de lucro já alcançou 21% para um prazo de 90 dias entre compra e revenda.

A mensagem final aqui é que, da próxima vez que você, corretor, tiver um produto pouco atraente em seu portfolio, ou você, futuro proprietário ou morador, encontrar um anúncio sem apelo visual, lembre que imóveis antigos são “tímidos” e que há um potencial oculto na aparência superficial.

E depois do negócio concretizado, sinta-se à vontade para se orgulhar da contribuição que deu ao meio ambiente, pois o imóvel mais sustentável é aquele que já existe e, pelo bem do planeta, merece sempre uma nova chance de ser bem utilizado e valorizado.

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